Sábado, 05.09.09

Limão

 

Originário da Índia, o limoeiro, levado pelos árabes, chegou à Espanha e ao norte da África no começo da Idade Média e logo se tornou uma das plantas mais típicas da região mediterrânea. Trazido pelos portugueses, aclimatou-se à perfeição ao Brasil, onde floresce e frutifica o ano todo.

 

Limão é o fruto do limoeiro (Citrus limon), pequena árvore de folhas perenes da família das rutáceas, a mesma da laranja, da tangerina e da lima, com as quais o limão integra o grupo das frutas cítricas.

 

Sem poda, o limoeiro atinge de três a seis metros de altura. As flores são brancas e perfumadas. As folhas, coriáceas, ovais e denteadas nas bordas, medem de cinco a sete centímetros de comprimento e, esmagadas, também exalam um perfume característico.

 

Como em todo o mundo, cultivam-se no Brasil variedades híbridas de limão, propagadas por enxertia, cujos frutos apresentam diferentes tamanhos e mudam muito de aspecto, podendo ter casca lisa ou rugosa e mais ou menos suco. Taiti, siciliano, eureka, feminello, vilafranca e berna estão entre as variedades mais plantadas no Brasil.

 

O limão é rico em vitamina C, da qual contém cinqüenta miligramas em cem gramas de polpa. Fornece vários subprodutos, como o ácido cítrico, usado nas limonadas artificiais; a pectina, que dá consistência a geléias e pomadas; e o óleo essencial, comum na produção de sabonetes, perfumes e extratos aromatizantes.

 

 

tags:
publicado por investweb às 23:34 | link do post | comentar | favorito
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
arquivos
2009
últ. co@
muito interessante! Eu uso o limão para dor de gar...
Posts mais comentados